Governo do Distrito Federal
13/05/25 às 8h21 - Atualizado em 13/05/25 às 8h21

CGDF inicia nova etapa de projeto que apoia órgãos do GDF na gestão de riscos vinculada aos planos estratégicos

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A CGDF atua de forma consultiva, orientando tecnicamente os órgãos participantes na estruturação e aplicação prática da metodologia de gestão de riscos, em conformidade com boas práticas e diretrizes

 

A Coordenação de Auditoria de Riscos e Integridade, da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), iniciou nesta semana mais uma etapa do projeto de apoio consultivo voltado à aplicação da gestão de riscos como ferramenta de acompanhamento dos planos estratégicos institucionais.

 

A iniciativa tem como objetivo fortalecer a governança e a efetividade da administração pública, promovendo a integração da gestão de riscos à estratégia dos órgãos. Com isso, espera-se ampliar a capacidade de antecipação, resposta e monitoramento de eventos que possam impactar o alcance das iniciativas e dos resultados planejados.

 

A ação também representa uma forma de cumprimento das orientações do Decreto Distrital nº 39.736/2019, que estabelece diretrizes para a governança pública no Distrito Federal e recomenda a aplicação da gestão de riscos na formulação, implementação e monitoramento da estratégia institucional.

 

Participam desta etapa dez órgãos do Governo do Distrito Federal, entre eles:

· Corpo de Bombeiros Militar do DF

· Secretaria de Estado de Educação

· Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF)

· Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do DF (INAS)

· Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico (ADASA)

· Companhia Urbanizadora da Nova Capital (NOVACAP)

· Serviço de Limpeza Urbana do DF (SLU)

· Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF)

· Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS)

 

       

 

A próxima fase do projeto prevê a realização de encontros técnicos com as equipes dos órgãos para o mapeamento de riscos e a definição de ações de tratamento.

 

A procura pela iniciativa tem crescido. Outros órgãos do GDF já demonstraram interesse em participar do projeto, e uma nova turma está prevista para o segundo semestre de 2025, composta por Administrações Regionais interessadas em receber o apoio consultivo.

 

Para conhecer mais sobre o projeto ou obter outras informações, entre em contato com a Coordenação de Auditoria de Riscos e Integridade da CGDF pelo e-mail gestaoderiscos@cg.df.gov.br.

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