Gestão de Riscos é um projeto estratégico da Controladoria-Geral do Distrito Federal, com foco no resultado e na modernização das práticas e ferramentas de controle interno.
Trata-se de um processo sistemático para identificar, analisar, avaliar e tratar eventos de risco de qualquer natureza, com o objetivo de minimizar ou potencializar seus impactos sobre os objetivos da organização.
A implantação desse framework possibilita que os gestores alcancem uma série de benefícios, dentre eles:
– Auxílio no processo de tomada de decisão;
– Redução do tempo gasto apagando incêndios administrativos;
– Diminuição da perda de conhecimento com as mudanças de gestão;
– Aumento da capacidade de realização das Organizações (foco, retrabalho);
– Contribuição para a boa imagem da gestão pública;
– Mitigação dos riscos e potencialização das oportunidades a eles associados, a fim de controlar o impacto, obter qualidade no gasto público e melhorar a capacidade de gerar valor; e
– Aumento da probabilidade de alcance de seus objetivos e metas institucionais.
Para a Controladoria-Geral do Distrito Federal, a implantação da gestão de risco implica na modernização das técnicas de auditoria, com base nas boas práticas de governança corporativa, cujo foco é agregar valor à gestão, aperfeiçoando os controles das 1ª e 2ª linhas (Modelo das Três Linhas – IIA) sob a responsabilidade dos órgãos gestores e, por consequência, combater à improbidade, aos desvios e à corrupção.
Neste sentido, a Controladoria-Geral desenvolve no âmbito do Governo do Distrito Federal, serviços consultivos aos órgãos e entidades distritais, cujo objetivo é prestar o apoio técnico para a implantação do Sistema de Gestão de Riscos em cada Unidade e auditorias a fim de fornecer à alta administração uma análise de quão eficaz os riscos estão sendo gerenciados.
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