Governo do Distrito Federal
24/03/22 às 10h29 - Atualizado em 11/07/23 às 16h32

Controladoria-Geral do DF apresenta site e experiências de Gestão de Riscos em RN

 

 

 

CGDF foi elogiada e citada como exemplo nacional

 

 

O controlador-geral do Distrito Federal, Paulo Wanderson Martins, participou na quarta-feira (23) do Seminário “Ouvidoria e Gestão de Riscos: Desafios e Perspectivas”, promovido pela Controladoria-Geral do Estado Rio Grande do Norte (Control/RN) com apoio do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci). O debate que reuniu a experiência de diversas controladorias do Brasil foi transmitido pelo canal de TV da Control/RN, no Youtube. Paulo Martins abordou a “Gestão de Riscos: Resultados para a Administração Pública” e apresentou novo site do DF sobre o tema, lançado especialmente durante o evento pela CGDF.

 

Paulo Wanderson Martins destacou que “o Distrito Federal tem um trabalho de gestão de riscos amadurecido, que já vem sendo realizado ao longo dos anos e sendo compartilhado com outras Controladorias do País”. Tal afirmação foi ratificada por Leonardo Ferraz, controlador-geral do Município de Belo Horizonte, que mediou o debate e reafirmou a Controladoria-Geral do DF (CGDF) como uma instituição modelo.

 

O controlador-geral do DF apresentou os cinco passos da estrutura da gestão de riscos no Governo do Distrito Federal e lembrou que esse trabalho na Administração Pública do DF teve início a partir de uma decisão do Tribunal de Contas do DF (TCDF). Após essa recomendação, em 2015, instituiu-se a política de governança no Distrito Federal, que assumiu um pilar importante. Toda a sua construção foi feita na evolução da política de governança do Distrito Federal, colocando a gestão de riscos como base do controle interno e como uma diretriz de governança pública.

 

Atualmente a Subcontroladoria de Controle Interno, unidade da CGDF, tem a função de prestar consultoria aos órgãos da Administração Pública do Governo do Distrito Federal, realizar auditorias e avaliar a evolução das situações monitoradas. O subcontrolador da área, Gustavo Lírio, também esteve presente na apresentação.

 

O controlador também apresentou pela primeira vez o Portal de Gestão de Riscos, que, segundo Paulo Martins, “demonstra que a CGDF tem se empenhado em colaborar com o tema, não apenas amadurecendo a gestão de riscos no Distrito Federal, mas compartilhando as experiências para os outros Estados”. O site sintetiza os modelos, todo o histórico do trabalho e relatórios de gestão de riscos, com opção para que o usuário possa baixar e utilizar os modelos. “Essa é uma importante entrega nossa para o Conaci”, finalizou.

 

Acesse o Portal de Gestão de Riscos da CGDF:  www.gestaoderiscos.cg.df.gov.br

 

Troca de experiência

Respondendo a uma pergunta dos participantes do evento, Paulo Wanderson Martins ressaltou que a CGDF incentiva o uso da Ouvidoria como instrumento de gestão, lembrando que o Painel de Ouvidoria do DF é uma ferramenta que sintetiza os macrodados oriundos do Sistema de Ouvidoria do DF (OUV-DF) em tempo real e, a partir dele, são elaborados relatórios específicos que são encaminhados aos gestores dos órgãos distritais.

 

Mariana de Siqueira, presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RN, discorreu sobre a importância do controle social como oportunidade de contribuição para a gestão de riscos. O coordenador de Operações de Crédito do Tribunal de Contas do Estado do RN, Marcio Loiola,  e o secretário do Tribunal de Contas da União no Rio Grande do Norte – TCU/RN, José Neto, também participaram do Seminário.

Portal de Gestão de Riscos do Distrito Federal

CGDF

Anexo do Palácio do Buriti, 14º andar, sala 1404. - CEP: 70075-900