Governo do Distrito Federal
18/04/22 às 11h40 - Atualizado em 11/07/23 às 16h32

CGDF capacita controladorias do Brasil em gestão de riscos

 

Servidores de controladorias estaduais e municipais participaram do encontro virtual

 

A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) promoveu capacitação para controladorias estaduais e municipais de todo o Brasil sobre gestão de riscos, apresentando o Sistema de Gestão de Auditoria do DF – SAEWEB, ferramenta desenvolvida pela CGDF para auxiliar no processo de armazenamento de dados e na implementação da gestão de riscos. O encontro virtual foi nesta quarta-feira (13) e contou com a participação de 71 servidores de controladorias do País.

 

O subcontrolador de Controle Interno (SUBCI), Gustavo Lírio, destacou que o trabalho de gestão de riscos na CGDF está bem amadurecido e que a Controladoria-Geral do DF presta consultoria aos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) na construção dos projetos estratégicos de gestão de riscos. “Elaboramos um modelo que pudesse atender à CGDF e também aos órgãos da Administração Pública do GDF. Buscamos capacitar servidores de todos os órgãos públicos distritais para que alcancem sucesso na implementação da gestão de riscos”, explica Gustavo Lírio.

 

Durante o encontro o coordenador de Auditoria de Riscos e Integridade, Robson Lopes, apresentou aos participantes o Módulo Serviços Consultivos, armazenado no SAEWEB, e suas funcionalidades, detalhando as oito etapas da estrutura da gestão de riscos: Liderança e Comprometimento, Escopo, Contexto e Critério, Identificação dos Riscos, Análise e Avaliação dos Riscos, Tratamento dos Riscos, Gerenciamento dos Riscos, Produtos e Monitoramento e Acompanhamento. Para o coordenador “o compartilhamento de experiências para outros estados é uma excelente troca de experiências e conhecimento”.

 

O modelo de Gestão de Riscos no SAEWEB foi pensado para que o usuário possa acompanhar todas as etapas do projeto. O sistema disponibiliza vídeos para cada etapa da gestão de riscos, além de uma comunicação interna por meio de mensagens entre os usuários do SAEWEB.

 

A CGDF também conta com o site Gestão de Riscos (gestaoderiscos.cg.df.gov.br), que traz os modelos de implementação, relatórios de gestão de riscos e permite ao usuário a opção de baixar e utilizar os documentos.

 

Participaram do encontro servidores da Controladoria-Geral da União (CGU), Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG), Controladoria-Geral do Município do Rio de Janeiro (CGM-RJ), Contadoria e Auditoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul (CAGE-RS), Secretaria de Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul (CAGE-SEFAZ), Secretaria de Estado de Controle e Transparência do Espírito Santo (SECONT-ES), Controladoria-Geral do Estado do Paraná (CGE-PR), Controladoria–Geral do Município de São Paulo (CGM-SP), Controladoria-Geral do Estado de Santa Catarina (CGE-SC), Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) e Controladoria-Geral do Município de Belo Horizonte (CTGM-BH).

 

Saiba mais em Gestão de Riscos (www.gestaoderiscos.cg.df.gov.br)

Portal de Gestão de Riscos do Distrito Federal

CGDF

Anexo do Palácio do Buriti, 14º andar, sala 1404. - CEP: 70075-900