Governo do Distrito Federal
19/12/22 às 10h43 - Atualizado em 11/07/23 às 16h00

CGDF capacita servidores da Saúde em gestão de riscos e programas de integridade

Em 2022 foram capacitados 248 servidores do GDF e de outros estados

 

A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) realizou, este mês, a última capacitação de 2022 sobre Gestão de Riscos e Programas de Integridade. O treinamento contou com 24 servidores representando os Subcomitês de Ética e Integridade, de Planejamento das Contratações e de Tecnologia da Informação da Secretaria de Saúde (SES) do DF. Com 12 horas de duração e em formato de oficina, a capacitação foi realizada na Escola de Governo do Distrito Federal (Egov).

 

As capacitações orientam os servidores dos órgãos interessados com conteúdo teórico-prático sobre o tema “Gestão de Riscos e Integridade”, no padrão internacional ISO 31000:2018, para que eles estejam aptos a implantar a Gestão de Riscos Corporativos e o Programa de Integridade em suas unidades e fazer o acompanhamento das ações.

 

De acordo com o servidor da SES, Jaime Del, membro do Subcomitê de Compras e Contratações, a capacitação foi extremamente relevante para a execução das atividades dos Subcomitês de Governança da Secretaria de Saúde. “Tivemos a oportunidade de conhecer toda a estrutura da Gestão de Riscos e as ferramentas disponíveis para a sua implementação e melhoria da gestão na Secretaria de Saúde”.

 

O modelo de apoio prestado pela CGDF é previsto em Regimento Interno (Decreto nº 39.824/2019) e no Decreto Distrital nº 39.736/2019, que dispõe sobre a Política de Governança Pública e Compliance no âmbito da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo do Distrito Federal.

 

Entre os benefícios esperados com a implementação da Gestão de Riscos e dos Programas de Integridade estão: redução das incertezas dos gestores na tomada de decisão; melhoria do embasamento das decisões tomadas frente as alternativas existentes; integração da gestão de riscos como elemento-chave da responsabilidade gerencial, de modo a promover a integridade e prevenir a improbidade, os desvios e a corrupção, além do aumento da credibilidade das unidades orgânicas da Administração Pública do Distrito Federal.

 

Capacitações realizadas

Desde 2016, a CGDF já capacitou mais de 1.700 servidores ou empregados públicos do Governo do Distrito Federal (GDF), em 62 turmas. Em 2022, foram 248 servidores capacitados em 7 turmas.

 

Além das 13 instituições públicas do DF que receberam a capacitação em 2022, a CGDF também capacitou servidores da Controladoria-Geral do Estado de São Paulo.

 

Órgãos e entidades públicos que se interessarem em participar dos próximos treinamentos podem entrar em contato por e-mail: gestaoderiscos@cg.df.gov.br.

Portal de Gestão de Riscos do Distrito Federal

CGDF

Anexo do Palácio do Buriti, 14º andar, sala 1404. - CEP: 70075-900