Governo do Distrito Federal
14/07/23 às 14h35 - Atualizado em 14/07/23 às 14h53

📚 Capacitações

 

Dentro das atividades de apoio consultivo destacam-se as capacitações ofertadas regularmente pela equipe de auditores da CGDF sobre a temática de Gestão de Riscos e Programas de Integridade, bem como aos treinamentos sobre a utilização do módulo de Gestão de Riscos do Sistema SAEWEB.

 

O treinamento teórico, tem por objetivo levar o conhecimento inicial da norma ABNT NBR ISO 31.000:2018, sua aplicação na gestão de riscos e modelo para a estruturação de programa de integridade, sendo realizado no modelo de oficina e online, com a carga-horária total de aproximadamente 12 horas e o seguinte conteúdo programático:

 

1. Conceitos Gerais: Gestão de Riscos; ISO 31.000:2018; Gerenciamento de Riscos; Objetivo, Risco, Problema; Controle, Etapas do processo de implantação: Contexto; Matriz de Riscos; Plano de Tratamento dos Riscos.

2. Etapa “Escopo, Contexto e Critério”.

3. Matriz SWOT – Prática: Elaboração de Matriz SWOT
4. Avaliação de Maturidade – Prática de Avaliação de Maturidade em Gestão de Riscos
5. Matriz de Riscos: Etapa de identificação e análise de Riscos – Prática: Identificação e análise de Riscos (Matriz de Riscos).
6. Revisão dos eventos de riscos identificados pelos grupos.
7. Matriz de Riscos: Etapa de Avaliação de Riscos.
8. Etapa de Tratamento de Riscos (controles) – Prática: Estabelecimento de Controles
9. Plano de Tratamento de Riscos (Plano de ação)
10. Etapas de Gerenciamento de Riscos (“Comunicação e Consulta”, “Monitoramento e análise crítica” “Registro e Relato”.
11. Gerenciamento de Riscos e Ferramentas de apoio (conhecendo o módulo de Gestão de Riscos – SAEWEB).
12. Aplicações da Gestão de Riscos (casos práticos)
13. Programas de Integridade.

 

Acesse o cronograma de cursos deste ano

 

 

 

Durante 2021 foram realizadas ações de capacitação de 208 servidores de 18 unidades do GDF em Gestão de Riscos e Programa de Integridade.

 

Além disso, 67 servidores de Unidades de outros estados participaram dos treinamentos ministrados pela Subcontroladoria de Controle Interno SUBCI/SUBCI: Controladoria-Geral do Estado de Pernambuco – SCGE e Controladoria-Geral do Município de Goiânia – CGM/GO.

 

Ao todo (desde 2016), as ações de treinamento oferecidas pela CGDF e alcançaram 1.450 servidores, conforme detalhado a seguir:

 


♦ Capacitação no uso da ferramenta tecnológica SAEWEB – módulo de Gestão de Riscos

 

O treinamento “hands on” para o uso do módulo de Serviços Consultivos da ferramenta SAEWEB, especialmente desenvolvido pela CGDF também é realizado no modelo online e tem a duração de aproximadamente 04 horas.

Telas do sistema desenvolvido pela CGDF e disponibilizado para as Unidades

 

Até o final de 2021, 99 servidores de 7 Unidades do GDF participaram dos cursos oferecidos sobre o módulo de Gestão de Riscos do SAEWEB.

 

Ao todo, 260 servidores já realizaram o treinamento prático do Módulo de Serviços Consultivos.

 

 

Para saber mais sobre a agenda de treinamentos e próximas turmas disponibilizadas, entre em contato com nossa equipe: gestaoderiscos@cg.df.gov.br.

Portal de Gestão de Riscos do Distrito Federal

CGDF

Anexo do Palácio do Buriti, 14º andar, sala 1404. - CEP: 70075-900