Governo do Distrito Federal
19/09/23 às 16h46 - Atualizado em 19/04/24 às 15h39

CGE-PA capacita servidores do Estado sobre técnicas de gestão de riscos corporativos e programas de integridade pública

 

Curso foi realizado em parceria com a Auditoria de Riscos e Integridade da CGDF

 

A Controladoria-Geral do Estado do Pará promoveu, entre os dias 11 e 13 de setembro, o curso “Gestão de Riscos e Programas de Integridade”, destinado a servidores do órgão e Agentes de Controle Interno do Estado. A programação, realizada em formato híbrido, abordou técnicas de gestão de riscos que irão auxiliar as organizações a atingir seus objetivos, elaborar medidas de controle e aprimorar processos de tomada de decisão.

 

Para Márcio Jackson, que atua como assessor de gestão risco na Cosanpa além de ser uma ferramenta de controle, a gestão de risco é importante para o gestor balancear as prioridades nas tomadas de decisão. “A gestão de risco traz essa facilidade para o gestor avaliar quais são as situações, riscos e problemas do seu órgão, e tomar decisões mais baseadas em um método. O treinamento foi muito bom, o professor conseguiu passar as informações de forma bem didática e eu acredito que vai ser um marco tanto para a Controladoria quanto para os outros órgãos que farão uso da metodologia através da CGE”, afirmou o servidor.

 

O curso, realizado em parceria com a Controladoria-Geral do Distrito Federal, foi ministrado pelo coordenador de Auditoria de Riscos e Integridade, Robson Lopes, da CGDF. Durante os três dias de programação, os participantes tiveram uma abordagem técnica e prática sobre a gestão de riscos, com base na norma ABNT NBR ISO 31000:2018 – conhecida como norma da gestão de risco –, através de oficinas e exercícios. O objetivo foi capacitá-los sobre o gerenciamento de riscos corporativos em suas respectivas unidades e a importância das etapas do processo de construção de programas de integridade pública, a partir da experiência do Distrito Federal.

 

“A experiência foi muito rica. Durante esses três dias tivemos a oportunidade de conversar bastante, por meio de oficinas e exercícios práticos, a respeito da técnica de gerenciamento de riscos corporativos e das etapas do processo de implantação de programas de integridade pública, a partir da experiência do Distrito Federal. Além disso, o curso permitiu apresentar os desafios e a metodologia de consultoria e avaliação da gestão de riscos e programas de integridade que aplicamos no Distrito Federal. Gostaria de destacar a excelente participação dos auditores, agentes de controle interno e demais servidores, o que contribuiu para o sucesso do treinamento”, comentou o palestrante, Robson Lopes.

 

Para a responsável pelo Controle Interno da Cohab, Josiany Oliveira, o curso foi um norteador para o gerenciamento de riscos. “Assim como uma melhor forma de compreender as ferramentas de implantação, mensurando os riscos, definindo as formas de controles e sua forma de atuação”, pontuou.

 

Fonte: Conaci

 

Portal de Gestão de Riscos do Distrito Federal

CGDF

Anexo do Palácio do Buriti, 14º andar, sala 1404. - CEP: 70075-900