Governo do Distrito Federal
9/11/23 às 11h22 - Atualizado em 19/04/24 às 15h39

Servidores recebem capacitação em Gestão de Riscos e Integridade

 

Curso é oferecido pela Escola de Governo do DF e também na modalidade ‘in company’, na própria instituição

 

A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) finalizou, nesta quarta-feira (8), a última turma de 2023 do curso de Gestão de Riscos e Programas de Integridade, na Escola de Governo do Distrito Federal (Egov-DF). Com 54 servidores, a turma reuniu representantes de diversos órgão do Governo do Distrito Federal durante os três dias da oficina. O curso está no calendário regular da Egov, mas também possui a versão in company, que é quando o órgão interessado solicita a capacitação para os seus servidores e as aulas são ofertadas nas dependências do órgão.

 

O treinamento apresenta aos servidores a metodologia e as formas de aplicação da gestão de riscos como ferramenta de governança e incentiva momentos de prática entre os participantes. Para a representante da Administração de Arniqueira, Magna Moreira, a busca por capacitações que melhorassem a sua atuação na área foi o que a motivou para se inscrever no curso. “Estando lotada na Ouvidoria de Arniqueira, eu compreendo a importância da gestão de riscos e pretendo disseminar esse pensamento dentro da minha unidade e, se possível, levar para a alta gestão”, pontuou Magna.

 

O coordenador de Auditoria de Riscos e Integridade da CGDF, Robson Lopes, explicou que a procura pelo curso é variada. “Temos observado nos últimos anos um crescimento do interesse dos órgãos pelos cursos de gestão de riscos e programas de integridade oferecidos pela CGDF. Importante destacar que esta procura abrange uma ampla diversidade de órgãos. Nessa turma, por exemplo, tivemos inscrições de 22 órgãos como Secretarias de Saúde, Educação, Agricultura, Cultura, Obras, Justiça, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Metrô DF e de algumas Administrações Regionais. Ao todo, aproximadamente, 190 servidores foram capacitados, nas diversas turmas e cursos ofertados e solicitados pelos órgãos. Muitos servidores do Distrito Federal estão empenhados em se capacitarem, tanto para atender as exigências da Nova Lei de Licitações, como também para entender como aplicar a gestão de riscos como ferramenta de governança pública e geração de valor organizacional”, explicou.

 

“Prever possíveis problemas, saber como tratá-los e, principalmente, saber como se antecipar e evitar que aconteçam”, esta é a resposta do gerente de atendimento ao público da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do DF, Marcos Vinícius Tomé Arruda, quando questionado sobre o que motivou a participação no curso. O gerente de atendimento acredita ainda nas melhorias que podem ser geradas com o que foi aprendido na capacitação. “Por ser muito prático, eu já consigo sair daqui traçando um mapa de ações e posso apresentar para a minha diretoria”, completou Marcos Vinícius.

 

O diretor de Consultoria em Integridade e Riscos da CGDF, Luís Paulo Carvalho, adiantou o desejo de reformulação do curso aumentando a carga horária, acrescentando novos materiais e incluindo as capacitações do Sistema de Gestão de Auditoria do Distrito Federal (Saeweb). “Sempre no fim do ano é realizada uma avaliação do curso e uma possível atualização. A Gestão de Riscos no Distrito Federal está caminhando para uma fase mais avançada que vai exigir um servidor capacitado”, pontuou.

 

Os órgãos podem também demonstrar interesse por meio de ofício encaminhado à Controladoria-Geral do DF ou pelo e-mail gestaoderiscos@cg.df.gov.br.​

Portal de Gestão de Riscos do Distrito Federal

CGDF

Anexo do Palácio do Buriti, 14º andar, sala 1404. - CEP: 70075-900