Governo do Distrito Federal
31/05/22 às 17h32 - Atualizado em 31/05/22 às 17h34

Servidores da Controladoria-Geral do DF concluem capacitação em gestão de riscos

 

 

Também participaram representantes da Secretaria de Turismo. O objetivo é que os participantes apliquem os conceitos e matrizes em seus órgãos

 

Cerca de 40 servidores da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) e da Secretaria de Turismo concluíram, nesta sexta-feira (20/5), mais um curso de Gestão de Riscos, oferecido pela Subcontroladoria de Controle Interno (SUBCI) da CGDF. O treinamento foi para a todas as unidades da Controladoria, em formato de oficina, e com 12 horas de duração por videoconferência.

 

A capacitação teve por objetivo aprimorar o conhecimento dos servidores com um conteúdo teórico-prático focado no tema “Gestão de Riscos fundamentada no padrão internacional ISO 31000:2018”. A ideia é que os servidores realizem a implantação dos conceitos e matrizes em suas áreas e façam o gerenciamento dos riscos corporativos.

 

O assessor especial da Ouvidoria-Geral da CGDF, Alysson Cavalcante Gonçalves, participou, pela primeira vez do curso de Gestão de Riscos da CGDF e avaliou como abrangente. “Gostei muito, foram trazidos vários exemplos práticos determinantes para aplicarmos a teoria. Os professores foram bem atenciosos e se colocaram à disposição para tirarmos todas as dúvidas”, avaliou.

 

A partir da capacitação e da implementação da gestão de riscos nas diversas áreas da CGDF, espera-se a redução das incertezas na tomada de decisão; a melhoria do embasamento das decisões tomadas frente as alternativas existentes; a integração da gestão de riscos como elemento-chave da responsabilidade gerencial, de modo a promover a integridade e prevenir a improbidade, os desvios e a corrupção, além do aumento da credibilidade das Unidades Orgânicas da Administração Pública do Distrito Federal.

 

Além disso, de acordo com o coordenador de Auditoria de Riscos e Integridade da CGDF, Robson Lopes, a ideia é aumentar a cultura da aplicação das ferramentas de gestão de riscos dentro da CGDF e nos demais órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF). “A gestão de riscos é o efeito da incerteza sobre os meus objetivos. Se conseguimos promover um controle dessas incertezas, teremos respostas muito mais assertivas e uma redução considerável dos riscos dentro da nossa instituição”, explica.

 

Somente este ano, a CGDF já capacitou cinco turmas de servidores em gestão de riscos. Já foram realizados mais de 1.600 treinamentos desde 2016. A previsão é de que, para as próximas turmas, haja certificação pela EGOV. Novas capacitação são abertas mensalmente, tanto para servidores da CGDF, quanto para participantes de outros órgãos do GDF. A próxima turma será nos dias 6, 8 e 10 de junho. Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail gestaoderiscos@cg.df.gov.br, informando nome, unidade e, no caso de servidores de outros órgãos, a lotação.

 

Para facilitar na implementação da gestão de riscos, a Controladoria-Geral do DF desenvolveu o site Gestão de Riscos do Distrito Federal, com acesso disponível pelo site da CGDF, que contém conceitos sobre o assunto, documentos que facilitam a implantação, avaliação, o tratamento e o gerenciamento de riscos e ainda informações sobre programas de integridade.

 

Acesse www.gestaoderiscos.cg.df.gov.br e saiba mais.

Portal de Gestão de Riscos do Distrito Federal

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