Governo do Distrito Federal

Avaliação de Riscos

 

A etapa de avaliação de riscos definida na norma ABNT NBR ISO 31000:2018 é composta por três atividades: identificação, análise e avaliação de riscos.

 

Denominada identificação de riscos, a primeira atividade tem como objetivo encontrar, reconhecer e descrever os eventos de riscos que possam ajudar (riscos positivos) ou impedir (riscos negativos) que as áreas escopo alcancem seus objetivos. Durante a execução desse passo pode-se utilizar algumas técnicas previstas na norma ABNT NBR ISO 31010:20021.

 

O propósito da análise de riscos é compreender a natureza do risco e suas características (causas, áreas impactadas, gerente do risco, consequências e probabilidades, dentre outras). Um exemplo de classificação dos níveis de consequência e probabilidade utilizando 05 graus é apresentado a seguir.

 

                 Exemplo de escala de probabilidades

 

Exemplo de escala de impacto

 

No exemplo apresentado anteriormente a combinação dos parâmetros acima descritos resulta em 04 níveis de riscos categorizados como: baixo, médio, alto e extremos.

 

Exemplo de Matriz de Riscos (positivos e negativos)

 

A última atividades prevista nessa etapa do processo de implantação, denominada avaliação de riscos, busca dar apoio às decisões. Envolve executar a comparação dos resultados obtidos na etapa de análise dos riscos com os critérios estabelecidos no documento Estabelecimento do Escopo, Contexto e Critério a fim de determinar as ações necessárias, como:

a) Não fazer nada;

b) Considerar as opções de tratamento;

c) Realizar análises adicionais do evento de risco;

d) Manter os controles existentes ou

e) Reconsiderar os objetivos.

 

Modelo de Matriz de Riscos

Modelo de Matriz de Riscos de Contratações e Aquisições – MRCA 

Clique nos botões para acessar os modelos

 

 

Referências Bibliográficas:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 31000:2018 – Gestão de Riscos: Princípios e Diretrizes. ABNT. 2018.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR IEC 31010:2021 – Gestão de Riscos – Técnicas para o processo de avaliação de riscos. ABNT. 2021.

Portal de Gestão de Riscos do Distrito Federal

CGDF

Anexo do Palácio do Buriti, 14º andar, sala 1404. - CEP: 70075-900