O “Estabelecimento do Escopo, Contexto e Critério” refere-se ao entendimento do histórico da organização e de seus riscos, à definição do escopo das atividades de gestão de riscos que estão sendo realizadas e ao desenvolvimento de uma estrutura para as tarefas de gestão de riscos subsequentes.
Essa etapa visa a dar uma visão abrangente de todos os fatores que podem influenciar a capacidade da organização de atingir os resultados esperados. O resultado dessa etapa será o relato conciso dos objetivos organizacionais e critérios específicos para que se tenha êxito e o escopo da gestão de riscos, e um conjunto de elementos-chave para a estruturação da atividade de identificação de riscos.
Nesse sentido, é importante destacar o que diz a norma ABNT NBR ISO 31000/2018:
“O propósito do estabelecimento do escopo, contexto e critérios é personalizar o processo de gestão de riscos, permitindo um processo de avaliação de riscos eficaz e um tratamento de riscos apropriado Escopo, contexto e critérios envolvem a definição do escopo do processo, a compreensão dos contextos externo e interno” (ABNT NBR ISO 31000/2018 – Item 6.3.1 -).
Modelo de “Escopo, Contexto e Critério”
Clique no botão para acessar o modelo
Abaixo apresentamos os slides com as principais características desta etapa, bem como as informações do contexto interno e externo da organização que podem ser observados na elaboração do artefato.
Referência Bibliográfica:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 31000:2018 – Gestão de Riscos: Princípios e Diretrizes. ABNT. 2018
CGDF
Anexo do Palácio do Buriti, 14º andar, sala 1404. - CEP: 70075-900