O processo de implantação da gestão de riscos é iniciado com a etapa chamada LIDERANÇA e COMPROMETIMENTO.
Trata-se de um dos pontos abordados no eixo “ESTRUTURA” da norma ABNT NBR ISO 31000/2018, cujo propósito é auxiliar às organizações na construção e integração da técnica de gestão de riscos durante a execução de suas atividades/funções significativas e alcance de seus objetivos.
Nesse sentido é importante perceber que a eficácia e efetividade da gestão de riscos prescinde da sua utilização como instrumento de governança em todas as suas atividades, principalmente durante a tomada de decisão.
Além disso, para que essa premissa se torne realidade é preciso considerar o apoio das partes interessadas, em particular da Alta Direção. Nesse ponto em particular citamos a própria norma ABNT NBR ISO 31000/2018:
“Convém que a Alta Direção e os órgãos de supervisão, onde aplicável, assegurem que a gestão de
riscos esteja integrada em todas as atividades da organização, e convém que demonstrem liderança
e comprometimento por: personalizar e implementar todos os componentes da estrutura; emitir uma declaração ou política que estabeleça uma abordagem, plano ou curso de ação da gestão de riscos; assegurar que os recursos necessários sejam alocados para gerenciar riscos e atribuir autoridades, responsabilidades e responsabilização nos níveis apropriados dentro da organização (Item 5.2 da ABNT NBRISO 31.000/2018).
Modelo de Política de Gestão de Riscos
Clique no botão para acessar o modelo
Referência Bibliográfica:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 31000:2018 – Gestão de Riscos: Princípios e Diretrizes. ABNT. 2018.
CGDF
Anexo do Palácio do Buriti, 14º andar, sala 1404. - CEP: 70075-900