Governo do Distrito Federal

Gerenciamento dos Riscos

 

Ainda dentro do processo de implantação existem 03 etapas que são de fundamental importância para o êxito da gestão de riscos nas organizações.

 

a) Comunicação e Consulta

A Comunicação se preocupa em elaborar um conjunto de ações (Plano de Comunicação) com o objetivo de promover a conscientização, disseminar a cultura e o entendimento do tema gestão de riscos na organização e seus stakeholders. No caso da Consulta envolve construir mecanismos de retorno da informação para auxiliar na melhoria contínua do processo e na qualidade da tomada de decisão dos gestores.

Modelo de Plano de Comunicação para a Gestão de Riscos

Clique no botão para acessar o modelo

 

b) Registro e Relato

Tem como missão garantir que as informações do gerenciamento de riscos sejam formalizadas, comunicadas e utilizadas durante a tomada de decisão das organizações. Nesse sentido é importante que as organizações elaborem, formalizem e capacitem seus servidores nos fluxos e procedimentos definidos para registro, relato monitoramento e análise crítica de seu sistema de gestão de riscos.

Modelo de Relatório de Gerenciamento de Riscos

Clique no botão para acessar o modelo

 

No caso das consultorias realizadas, as Unidades podem utilizar a solução tecnológica desenvolvida pela própria CGDF para o gerenciamento dos riscos, o Sistema de Gestão de Auditoria do Distrito Federal – SAEWEB.

 

Tela do sistema SAEWEB

 

c) Monitoramento e Análise Crítica

Nesse caso, a norma ABNT NBR ISO 31000:2018 deixa claro sua preocupação em assegurar a qualidade e a eficácia da concepção, implementação e resultados do processo de gerenciamento de riscos.

Modelo de Relatório de Acompanhamento da Gestão de Riscos (Área tática)

Clique no botão para acessar o modelo

 

Importante ressaltar que as ações de monitoramento e avaliação crítica, assim como as demais (Comunicação e Consulta, Registro e Relato) podem e devem ser feitas durante as etapas anteriormente citadas, se tornando uma atividade transversal às demais.

 

Etapas do processo de Implantação

 

 

Referência Bibliográfica:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 31000:2018 – Gestão de Riscos: Princípios e Diretrizes. ABNT. 2018

Portal de Gestão de Riscos do Distrito Federal

CGDF

Anexo do Palácio do Buriti, 14º andar, sala 1404. - CEP: 70075-900