O encontro reforça a importância da cooperação entre órgãos
A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) recebeu a equipe do Tribunal de Contas da União (TCU) para apresentar as práticas de gestão de riscos e auditoria adotadas pela Controladoria, assim como o sistema Saeweb, que ajuda na gestão de riscos. Para a subcontroladora de Controle Interno da CGDF, Graziella Brunale, a visita reflete o reconhecimento da CGDF como uma “referência em gestão de riscos e auditoria” e reforça a importância da cooperação entre órgãos para aprimorar as práticas de controle interno no Brasil.
O sistema Saeweb, utilizado pela CGDF, foi um dos pontos de maior destaque. A ferramenta automatiza processos técnicos de forma simples, facilitando o trabalho de gestão de riscos e permitindo o gerenciamento integrado dos projetos. “O sistema permite centralizar as informações, facilitando a atuação de quem está na ponta e contribuindo para um acompanhamento mais eficiente”, afirmou o coordenador de Auditoria de Riscos de Integridade da CGDF, Robson Lopes.
O secretário de Auditoria Interna do TCU, Edison Franklin Almeida, fez questão de formalizar o elogio à Controladoria-Geral do DF:
A visita técnica foi excelente e superou nossas expectativas. Além do alto nível dos trabalhos e do profissionalismo da equipe, que já esperávamos, ficamos particularmente impressionados com a gentileza de todos e o acolhimento da subcontroladora Graziella. Estamos muito gratos.
Como você sabe, a aproximação e a troca de visões e experiências entre as unidades de controle interno são de extrema importância. Havíamos identificado a CGDF como um dos atores de elevada maturidade em diversos segmentos do controle interno, o que motivou nossa iniciativa de aprender com a experiência de vocês. E fomos bem-sucedidos.
Hoje, pudemos entender melhor alguns fatores relevantes para o processo de consultoria e auditoria nesse segmento. Em especial, nos impressionaram o processo operacional padrão bem definido, a dinâmica das oficinas — com a presença ativa da CGDF junto aos gestores em campo — e os guias de orientação. No entanto, o sistema Saeweb foi realmente o ponto alto, pois automatiza de maneira simples o passo a passo técnico, facilitando o trabalho de Gestão de Riscos do pessoal “da ponta”, além de permitir o gerenciamento integrado dos projetos e a centralização das informações na CGDF.
Parabéns pelo excelente trabalho! Espero que este tenha sido apenas o primeiro de muitos encontros de cooperação técnica.
Um abraço e muito obrigado!
Secretário de Auditoria Interna do TCU.
CGDF
Anexo do Palácio do Buriti, 14º andar, sala 1404. - CEP: 70075-900