Governo do Distrito Federal
30/12/24 às 14h50 - Atualizado em 30/12/24 às 16h01

Auditoria Interna do DF promove treinamento no uso de ferramenta própria de gerenciamento de riscos corporativos

COMPARTILHAR

 

 

Com o SaeWeb a CGDF dá mais um passo importante na promoção da melhoria da eficiência na administração pública

 

 

A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) realizou, nos dias 29 de novembro e 02 de dezembro, treinamentos em gerenciamento de riscos corporativos com a utilização do SaeWeb – Sistema de Gestão de Auditoria do Distrito Federal, uma ferramenta desenvolvida pela própria instituição para auxiliar órgãos do DF no desenvolvimento da gestão de riscos e na implementação de programas de integridade pública.

 

Ao todo, a CGDF capacitou em 2024 mais de 125 servidores no uso da ferramenta por meio de oficinas práticas.

 

“O SaeWeb é uma solução inovadora que fortalece a gestão pública, contribuindo para uma administração mais transparente, eficiente e alinhada aos princípios da boa governança. A ferramenta, inclusive, já foi disponibilizada e cedida para outras controladorias estaduais e municipais do país”, ressaltou Graziella Brunale, subcontroladora de Controle Interno da Controladoria-Geral do Distrito Federal.

 

Os treinamentos foram administrados pelo auditor e coordenador de Auditoria de Riscos e Integridade, da Subcontroladoria de Controle Interno, Robson Lopes, e dirigido aos servidores públicos distritais que utilizam gratuitamente o SaeWeb. “Com iniciativas como essa, a auditoria interna do DF reafirma seu compromisso em promover a integridade e a eficiência no setor público, consolidando o Distrito Federal como uma das referências em boas práticas de gestão de riscos.”, destacou Lopes.

 

Conheça os pontos principais da capacitação, que orienta o servidor para uma melhor gestão de riscos na administração pública:

 

Inovação e padronização no gerenciamento de riscos

O módulo de gerenciamento de riscos do SaeWeb se destaca por garantir uma padronização nas avaliações de riscos realizadas pelas unidades. Essa uniformidade é essencial para assegurar que todas as etapas do processo sigam os mesmos critérios e boas práticas, conforme preconizado pela norma ISO 31000/2018. Além disso, o sistema abrange todo o processo de implantação de gestão de riscos, desde o mapeamento inicial até o acompanhamento e monitoramento.

 

Facilidade de uso e acessibilidade das informações

Outro ponto forte do SaeWeb, gratuitamente disponibilizado para os órgãos do DF, é sua interface amigável e interativa, projetada para ser intuitiva e de fácil utilização. Essa caracterização facilita o acesso rápido e preciso às informações de mapeamento de riscos, permitindo que as unidades usuárias consultem e atualizem dados com agilidade.

 

Ferramenta estratégica para a tomada de decisões

O SaeWeb não apenas registra e relata os gerenciamentos realizados pelos proprietários de riscos, mas também emite relatórios gerenciais. Esses relatórios auxiliam as instâncias de governança e operações no processo de tomada de decisão, oferecendo uma visão atual, tempestiva, abrangente e analítica das situações enfrentadas pelas unidades. A ferramenta também contempla alertas e painéis de monitoramento que reforçam a capacidade de acompanhamento em tempo real.

 

Capacitação como diferencial

O treinamento promovido pela CGDF visa capacitar servidores públicos na utilização do SaeWeb, maximizando os benefícios da ferramenta. Durante o curso, os participantes tiveram a oportunidade de explorar todas as funcionalidades do sistema, compreendendo como aplicá-lo de forma eficaz em seus órgãos.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Portal de Gestão de Riscos do Distrito Federal

CGDF

Anexo do Palácio do Buriti, 14º andar, sala 1404. - CEP: 70075-900