Auditores destacaram os passos necessários para a elaboração de uma matriz de riscos eficaz
A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), representada por auditores da Subcontroladoria de Controle Interno da CGDF, participou do Dia da Governança da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF). O encontro ocorreu dia 5 de dezembro, em evento voltado à promoção de boas práticas em gestão pública, oportunizando reforço na capacitação e aperfeiçoamento profissional.
Um dos destaques da programação da Companhia foi o “Workshop da Área de Riscos mostrando na prática como fazer uma Matriz de Riscos de Contratação”, conduzido pelo diretor de Consultoria em Integridade e Riscos José Marco Rezende.
Realizado no auditório da sede do Metrô-DF, o workshop reuniu servidores, gestores e interessados em aprimorar as práticas de controle e planejamento em processos de contratação. Durante a palestra, José Marco compartilhou sua experiência no tema, abordando de forma clara e prática os passos necessários para a elaboração de uma matriz de riscos eficaz.
Entre os temas discutidos, destacaram-se a definição objetiva das etapas do processo de contratação; a identificação de eventos de risco que impactam os objetivos previstos; a avaliação do impacto e da probabilidade de ocorrência desses riscos; a definição de estratégias de mitigação (controles); e, o gerenciamento eficaz dos riscos levantados.
O auditor também enfatizou a importância da governança e da transparência na gestão pública, reforçando que o uso de ferramentas como a matriz de riscos contribui para aumentar a eficiência e a segurança no alcance dos objetivos e tomada de decisão dos gestores.
Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e compartilhar experiências relacionadas ao tema, consolidando o aprendizado adquirido durante a sessão.
CGDF
Anexo do Palácio do Buriti, 14º andar, sala 1404. - CEP: 70075-900
Foi uma tarde incrível de muito aprendizado, sempre com a colaboração e o auxílio precisos dos auditores da CGDF. Obrigada!