18/03/25 às 13h19 - Atualizado em 18/03/25 às 13h39

7ª Reunião Técnica sobre Gestão de Riscos e Programas de Integridade foi realizada em 11/03
A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), por meio da Coordenação de Auditoria de Riscos e Integridade (CORIS) da Subcontroladoria de Controle Interno (SUBCI), realizou a 7ª Reunião Técnica sobre Gestão de Riscos e Programas de Integridade, no dia 11 de março de 2025, com a participação de 107 pessoas de 54 órgãos do Distrito Federal.
Ocorrida no auditório Engª Célia S. Menezes Senna do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER), a reunião foi aberta pela Subcontroladora de Controle Interno enfatizando a importância da implementação e desenvolvimento da gestão de riscos e do ambiente de Integridade na administração pública.
Balanço da Coordenadoria de Riscos e Integridade (CORIS)
Na sequência, o Coordenador de Auditoria de Riscos e Integridade, Robson Lopes da Gama Júnior, destacou, com base nos Decretos nº 37.302/2016 e 39.739/2019, bem como nas Decisões Ordinárias nº 3.320/2015, 2.981/2024 e 3.916/2024, a relevância e a exigência normativa imposta pelos órgãos de controle interno (CGDF) e externo (TCDF), tornando imprescindível a implementação e o gerenciamento de riscos em todos os órgãos do Governo do Distrito Federal.
Além disso, ressaltou a intenção de que a Reunião Técnica ocorra periodicamente e apresentou os três auditores recém-nomeados ao quadro da CORIS.
Balanço da Diretoria de Consultoria de Riscos e Integridade (DICIR)
O Diretor da DICIR, José Marco Rezende Andrade, apresentou o conjunto de novas medidas de acompanhamento pós consultoria.
Os órgãos receberão visitas técnicas e solicitações de informação com o objetivo de permitir o acompanhamento do atendimento das orientações e recomendações contidas nas Notas Técnicas de conclusão das consultorias.
Outro ponto abordado pelo diretor foi a importância do reporte da gestão de riscos ao Comitê Interno de Governança.
Balanço da Diretoria de Auditoria de Riscos e Integridade (DARIS)

Ao final, o diretor da DARIS, Leonardo Santos Ribeiro, informou que a diretoria passará a realizar avaliações de governança, com fundamento o Decreto 39.736/2019, e cuja finalidade é aperfeiçoar sua aplicação no âmbito do DF.
Dentre as práticas que serão verificadas encontram-se: controle interno, ouvidoria, transparência, planejamento estratégico, mapeamento de processos, gestão de riscos e programas de integridade.