Ferramenta otimiza processos, aumenta a transparência e fortalecer a governança pública
A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) recebeu, nesta segunda-feira (24/03), representantes da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) para apresentar o módulo de gerenciamento de riscos do Sistema de Gestão de Auditoria do Distrito Federal (SaeWeb).
O sistema, criado pela própria CGDF, foi desenvolvido para padronizar as avaliações de riscos dos órgãos do Distrito Federal, proporcionando acesso rápido e preciso às informações dos mapeamentos. Com uma interface amigável e intuitiva, ele abrange todo o processo de implantação previsto na norma ISO 31000/2018, permitindo o registro e relato dos gerenciamentos pelos proprietários de riscos.
Além disso, oferece a possibilidade de emissão de relatórios gerenciais para apoiar a alta administração, as instâncias de governança e operacionais na tomada de decisão, bem como alertas e painéis para monitoramento e acompanhamento de projetos.
O encontro contou com a presença do controlador-geral adjunto da CGDF, Breno Albuquerque; da subcontroladora de Controle Interno, Graziella Brunale; e do coordenador de auditoria de riscos e integridade, Robson Lopes, que apresentou o sistema. Pela EBC, participaram o gerente executivo de Governança Corporativa e Correição, Leonardo Emerick; a gerente de Gestão de Riscos e Conformidade Corporativa, Priscila Horta; a coordenadora de Gestão de Riscos, Adriana Nascimento e a técnica em Administração Cristiane Ribeiro.
“O SaeWeb é uma ferramenta essencial para apoiar a gestão e auxiliar as áreas de governança dos órgãos”, explicou Robson Lopes. “Ele contribui como ferramenta na adoção e acompanhamento da gestão de riscos pelas unidades do DF, aumentando a chance de alcançarem seus objetivos e aprimorarem as políticas públicas.”
A busca pelo sistema partiu da própria EBC. Adriana Nascimento, que pesquisou a ferramenta na internet, entrou em contato com a CGDF para conhecê-la melhor. “O sistema é simples, intuitivo e auditável, e acredito que ajudará no engajamento da gestão de riscos na empresa”, disse. “Atualmente, trabalhamos com planilhas, o que limita nossa eficiência. Com o SaeWeb, poderemos evoluir nossa gestão ao longo do tempo.” Leonardo Emerick, da EBC, elogiou a iniciativa. “Trabalhar com gestão de riscos é desafiador, e o SaeWeb é uma excelente ferramenta com grande potencial”, afirmou. “A disponibilidade da Controladoria em compartilhar essa solução é fundamental, e vamos avaliar internamente a possibilidade de implementação.”
Priscila Horta destacou que a ferramenta pode facilitar a adesão de setores resistentes. “O sistema torna o processo mais intuitivo, superando barreiras. Quando os gestores veem os resultados na tomada de decisões, ele se torna ainda mais atrativo”, concluiu.
CGDF
Anexo do Palácio do Buriti, 14º andar, sala 1404. - CEP: 70075-900